Viagem doméstica

Em viagens nacionais ou para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), é obrigatória a apresentação de documento original com foto no momento do embarque. Porém, não precisa necessariamente ser o Passaporte. Atente para os documentos que podem ser utilizados, dependendo do tipo de passageiro:

– Maiores de 18 anos: RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão, carteira funcional com foto (como OAB, CRM, CREA, etc.), Carteira de Motorista (CNH) com foto.

– Menores de 18 anos acompanhados dos pais: RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão.

 

Viagem internacional

Para embarcar em voos internacionais, é necessário ter passaporte. Porém, se o país de destino é membro do Mercosul ou tem acordo de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), os documentos abaixo também podem ser utilizados:

• Carteira de Identidade (RG);

• Registro de Identidade Civil (RIC);

• Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal (RNE).

– Maiores de 18 anos: Passaporte com validade mínima de seis meses (ou conforme exigência do país visitado) ou documento de RG original em bom estado e com emissão há menos de 10 anos.

– Menores de 18 anos: Passaporte ou documento de RG (certidão de nascimento não é aceita). Além do documento pessoal se faz necessário a autorização de viagens internacional em duas vias para o embarque do menor desacompanhado, expressando o período da viagem.

Lembre-se que passaportes corrompidos ou inválidos não podem ser documentos usados para cruzar a fronteira em nenhum caso. As autoridades recusarão a entrada do passageiro a bordo da aeronave, sem direito a reembolso.

Vistos

·  Antes da viagem, veja os requisitos de visto do país para qual está indo. As informações sobre os regulamentos e documentos podem ser encontradas no site do Ministério das Relações Exteriores.

·  Se for fazer escalas, verifique se os países pelos quais você vai passar não exigem visto, mesmo sendo apenas uma passagem pelo aeroporto. Alguns países exigem vistos de trânsito dos cidadãos brasileiros (os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo).

·  Os passageiros que não tenham um documento válido durante o controle de fronteira podem ter a entrada recusada e não têm direito ao reembolso da passagem, por não cumprirem uma exigência imigratória.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *